segunda-feira, maio 14, 2012

15 de maio - Dia Internacional da Família

Comemorado a cada ano desde 1993, o tema de 2012 do Dia Internacional da Família é:
 Garantir o equilíbrio da familia e do trabalho

Nos últimos anos e décadas, o mundo vem sofrendo uma enorme transformação socioeconômica e demográfica com repercussões importantes na vida profissional e familiar das populações.
As famílias alargadas deram lugar a famílias nucleares e cada vez menores.
Com a urbanização e maior mobilidade das pessoas, houve também uma crescente participação da mulher no mercado de trabalho, sempre em busca de melhores oportunidades e de proporcionar uma vida melhor para suas famílias.
Esta tendência enfraqueceu as redes familiares que sempre estiveram disponíveis para apoiar os mais jovens e mais vulneráveis. 


Um grande desafio que se impõe é contrabalançar a responsabilidade familiar de educar e cuidar dos filhos quando ambos os pais trabalham fora de casa.

Globalmente, 52% das mulheres encontram-se no mercado de trabalho e mais da metade de todas as mães dos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estão de volta ao trabalho antes de seus filhos completarem 3 anos de idade.

Além disso, as famílias também enfrentam múltiplas obrigações com os mais velhos e familiares deficientes. Consequentemente o encargo emocional e financeiro das famílias menores é enorme.

No mundo atual e dinâmico em que vivemos também aumentou muito a responsabilidade das pessoas com o trabalho. Apesar do horário formal da jornada ser regulamentado em muito países, longas horas de trabalho ainda são vistas nos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia.

Além disso, para manter o trabalho em dia, é cada vez mais comum trabalhar nos finais de semana e levar trabalho para terminar em casa todas as noites tornando mais e mais difícil de contrabalançar a responsabilidade profissional com a vida familiar.

São muitas as pesquisas que ligam longas horas de trabalho com maior absenteísmo, doenças, baixa produtividade, divórcio e disfunções familiares. Não há dúvidas que o horário de trabalho excessivo reduz o tempo de convivência entre pais e filhos e têm um impacto negativo sobre as interações familiares.

Por isso, amanhã, 15 de maio de 2012, devemos sensibilizar e promover discussões sobre as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família e destacar a importância da familia como o núcleo vital da sociedade.


Fonte: http://social.un.org/index/LinkClick.aspx?fileticket=A-pGNkcpwGY%3d&tabid=1735


Nenhum comentário: