quinta-feira, maio 09, 2013

Parques do Mundo: Parque Natural das Lagoas de Cufada (Guiné-Bissau)


Fonte da imagem
O Parque Natural das Lagoas de Cufada, está situado no sul da Guiné-Bissau, região administrativa de Quinará, mais concretamente a leste e sudeste do setor de Fulacunda e nordeste do setor de Buba.

Estas duas cidades são consideradas os centros populacionais mais importantes ao redor parque. A área total é estimada em 700 km2.

 
O Parque Natural das Lagoas de Cufada é formado pelas lagoas de Bionra, Bedasse e a própria Cufada, constituindo um meio muito favorável à sobrevivência tanto da fauna como da flora, razão pela qual, periodicamente, recebe muitas aves aquáticas tanto autóctones como migradoras, algumas destas com estatuto de animais protegidos de importância internacional.

A grande biodiversidade da flora, fauna e da avifauna do parque do ponto de vista biológico e turístico é notória.

Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de interesse, entre os quais se encontram alguns ungulados como:


hipopótamo branco (Hippotraugus equino),
o antílope (Kobus defessa)
búfalo (Syncerus caffer), além de leopardos, hienas e cerca de 7 a 8 espécies de primatas, incluindo o chimpanzé (Pan troglodytes), presente em quase todas as áreas do parque.
Também se registra a presença de crocodilo preto (Osteolaemus tetraspis).


No Rio Grande de Buba cabe destacar a zona de reprodução de barracudas e outros peixes de interesse comercial, assim como a frequente presença de manatins (Trichecus senegaelensis), crocodilos e algumas espécies de tartarugas.
Na zona do Parque existem 36 tabancas que acolhem uma população de cerca de 3.500 pessoas pertencentes a diversas etnias, designadamente, Beafadas (77,4%), Balantas (8,7%), Fulas e Manjacos (3,6%, cada) e Papel (2,6%). Embora com menor representação, existem ainda comunidades de Bijagós, Mandingas e Mancanhas.


A localização das tabancas alterou-se, em parte, durante a luta de libertação, tendo as populações, após a independência, preferido concentrar-se, quer ao longo das vias de mais fácil acesso, como a estrada que liga Buba a Fulacunda, quer ao longo do rio Corubal, onde se encontra maior disponibilidade de terra.


Visite o Parque Natural das Lagoas de Cufada, as suas belas paisagens e seus múltiplos habitantes.  


Para mais informações sobre o parque veja os seguintes links:



Nenhum comentário: