domingo, janeiro 25, 2015

Guiné-Bissau: um país com memórias, história e belas paisagens

A Guiné-Bissau é um dos oito países de lingua portuguesa no mundo.
Situado na costa ocidental do continente africano é um país que tem ainda inumeras ilhas e ilheus a pouca distância de sua costa.
Extende-se por uma área de 36.125 km² e tem cerca de 1,646,000 habitantes (Estatística Global em Saúde 2008). O país está dividido em oito regiões e um sector autónomo, a sua capital é a cidade de Bissau.
Seu ponto mais alto está a apenas 300 metros acima do nível do mar, com magnificas savanas no interior e uma planície pantanosa no litoral.

Explorada pela primeira vez pelo português Álvaro Fernandes em 1446, foi colonizada por Portugal até o ano de sua independência em 1974.
Possui um clima quente e úmido com uma temperatura média anual de 27° C. O período chuvoso e o período de seca modifica-se conforme os ventos quentes vindos do deserto do Saara.

A Guiné Bissau pode ser considerado como um país bastante diversificado culturamente devido as suas mais de 20 etnias, estruturas sociais e costumes distintos.

Sua economia é baseada na agricultura e pesca. O país exporta peixe e mariscos, mas principalmente amendoim, castanha-de-caju e arroz. Há quem diga que não existem ostras maiores e mais saborosas do que as encontradas na costa da Guiné Bissau.

Nenhum comentário: